Páginas

Amigos

"O amigo ama o tempo todo; e no momento da angústia nasce o irmão" (Provérbios 17:17)

Ter amigos é uma dádiva. Deus nos deu nossa família para não estarmos sozinhos, mas os amigos são aquelas pessoas que escolhemos para estar ao nosso lado em momentos bons e ruins.
São pessoas que nos fazem bem, que nos tornam pessoas melhores. Nos ajudam em momentos difíceis e ficam satisfeitos com nosso sucesso, afinal de contas, se a pessoa em questão não tiver essas características não poderá ser considerado como um verdadeiro amigo!!!

Os amigos são nossos irmãos... irmãos que escolhemos para compartilhar momentos. Amigos são parte da nossa família que podem fazer uma grande diferença em nossa vida.

O que a Bíblia diz sobre os amigos?

*Devemos buscar amigos verdadeiros. Precisamos analisar se a pessoa está interessada em dar realmente sua amizade ou está mais interessada em retirar algo de você. Cuidado com pessoas que se dizem amigas, mas só querem receber e não estão dispostas a dar.
“As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre o seu próprio amigo o deixa” (Provérbios 19:4)

*Precisamos estar cientes que nossos amigos exercem influência em nossa vida, por isso devemos ser criteriosos ao escolhê-los.
“Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído” (Provérbios 13:20)

*E necessário buscar amigos que nos faça pessoas melhores.
“Como o ferro com o ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo” (Provérbios 27:17)

*Devemos evitar aqueles que nos trarão uma influência negativa.
“Não faças amizade com um homem iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22:24-25)

*As amizades devem ser de natureza recíproca. A amizade é uma troca mutua, a reciprocidade é fundamental para manter uma boa amizade.
“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24)

*Não faça fofocas sobre seus amigos.
“O homem perverso levanta a contenda, e o difamador separa os maiores amigos” (Provérbios 16:28)

*Não devemos trair a confiança de nossos amigos.
“A confiança em um homem desleal em tempo de angústia é como um dente quebrado e um pé deslocado” (Provérbios 25:19)

Quando as amizades são devidamente bem escolhidas, produzidas e preservadas, amigos podem ser uma  bênção muito valiosa na vida de um ser humano.
Para termos bons amigos devemos nos preocupar se nós mesmos somos bons amigos. Então, mesmo que alguém te decepcione, não desista de ser um bom amigo. Lembre-se que o erro dos outros não justifica que você cometa erros propositalmente. No final das contas somente as verdadeiras amizades ficarão.

Que a verdadeira amizade floresça nos corações de todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário