Páginas

Que seu Sim, seja Sim e o Não, seja Não

“Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; (...) Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” (Mateus 5:33-37)


Ouvi, certa vez, que uma mãe havia dito a sua filha que ela não poderia ir a um passeio da escola, pois havia sido muito mal criada. Porém, depois da repreensão da mãe, a menina se esforçou sobremaneira para manter um comportamento impecável, porque desejava muito ir ao passeio.

A menina melhorou tanto que a mãe desejou em seu coração permitir que ela fosse ao passeio, mas acreditava que não podia voltar a trás em sua decisão, visto que na Palavra de Deus diz “seja o vosso sim, sim e não, não”. Esse mãe pode até ter agido de forma correta com sua filha, contudo usar essa palavra como embasamento, definitivamente mostra que ela não entendeu o que Deus quis dizer.

Neste capítulo de Mateus, Jesus reafirma os mandamentos. Nesta passagem Ele estava falando especificamente sobre o Juramento. Era ordenança de Deus não jurar em falso e Jesus reafirma esta ordem dizendo que: de forma nenhuma jureis, apenas o sim, seja sim e o não, seja não. Nosso Deus quis disser simplesmente que quando uma pessoa fala somente a verdade, ela não precisa jurar. O juramento é algo que atesta aquilo que está sendo dito. É como afirmar “Olha, desta vez eu não estou mentindo!”. No entanto, servo de Deus não pode dizer a verdade só de vez em quando. E se o servo de Deus fala SEMPRE a verdade, para quê jurar? Então essa palavra NÃO fala sobre nunca voltar a trás em uma decisão, mas SIM sobre verdade e mentira. Não devemos jurar, devemos dizer sempre a verdade. 

O próprio Deus muda seus planos de acordo com cada situação. Exemplo disso foi o clamor do rei Ezequias, que estava no leito de morte e o Senhor concedeu mais 15 anos de vida a ele, mesmo tendo dito antes que Ezequias iria morrer. Devemos aprender com Deus que mudar nossos planos, mudar de estratégia é válido, o que não pode é usar de mentiras e maledicências para alcançar o objetivo. 

Oremos nesse momento para que o Espírito Santo de Deus nos cubra com Sua verdade e nos encoraje a seguir o exemplo de Cristo!

3 comentários: