Páginas

Um vaso novo

Em Jeremias 18:1-6 Deus mandou o profeta Jeremias ir até a casa do oleiro para que lhe fosse entregue a mensagem para o povo de Deus. Ao chegar, Jeremias viu o oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado nas mãos do oleiro enquanto ele o moldava, mas em vez de jogá-lo fora, o oleiro continua moldando o mesmo barro até formar dele um vaso novo e inteiro.

Essa passagem nos ensina 3 lições importantíssimas sobre como Deus age com seus servos:

1) Deus não desiste de você: Quando o vaso se quebrou na mão do oleiro, ele não o jogou fora, mas continuou moldando-o, persistiu naquele barro até que ele se tornasse um vaso completo e perfeitamente hábil para ser utilizado. Deus usou essa parábola para que consigamos entender que Ele não desiste de nós. Até quando tudo parece perdido, até quando você parece estar “quebrado” Deus continua te moldando e no tempo certo você será constituído vaso novo e útil. Deus não abre mão de você!

2) Deus não faz apenas remendos em sua vida; ele faz de você um vaso novo: O oleiro não remendou o vaso que havia se quebrado em suas mãos. Pois sabemos que um “remendo” nunca é forte o suficiente e que mais cedo ou mais tarde vai acabar se quebrando de novo. Assim é a obra de Deus. É completa, não tem remendos. Deus não quer que você pareça novo, Ele quer que você seja realmente renovado, que seja nova criatura de Deus. Então não se preocupe, apesar de as vezes você não entender, Deus sabe o que faz!

3) Deus não faz de você o vaso que você quer ser, mas o vaso que você precisa ser, conforme o propósito Dele: O oleiro fez do vaso que se estragou em suas mãos um vaso novo, conforme lhe pareceu melhor. O oleiro NÃO perguntou para o vaso “Oi vaso! Como você quer ficar quando estiver pronto?”. Isso seria insano, pois o oleiro é que sabe como moldar e ele sabe como o vaso vai ficar melhor. O vaso não se molda sozinho e nem sabe como moldar (ofício de olaria). Assim é Deus conosco. Deus é o oleiro e nós somos o vaso. Devemos confiar na sabedoria e no poder Dele e no final das contas tudo vai ficar como deveria, pois Ele sabe o que está fazendo!

Versículo baseJeremias 18:1-6
“A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."

10 comentários:

  1. Uma mensagem de luz! Obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Amém. Glórias a Deus! que benção!

    ResponderExcluir
  3. É parar quiar consistência e resistência na nossas vidas

    ResponderExcluir
  4. É assim que fui moldada por DEUS!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero ser transformada por cristo e ser um vaso novo. Ter uma vida totalmente de alegrias, onde meus defeitos e erros do passado não atormente o meu futuro.

    ResponderExcluir
  6. Deus é lindo e sabe como trabalhar!!! Nunca ache que VC não tem valor pq VC tem sim....Jesus te ama nunca esqueça disso

    ResponderExcluir
  7. tremendo tô nessa fase de tratamento e sendo cuidada quebrada por deus tá difícil mais tudo e p glória de Deus amei a msg

    ResponderExcluir
  8. Estou estudando sobre essa passagem...obrigada Senhor pelas vidas das pessoas que atualiza esse blog.

    ResponderExcluir