Páginas

O Casamento, segundo a Bíblia

A Palavra de Deus nos diz muito sobre o casamento, nos dá vários conselhos para que possamos ter um relacionamento a dois muito bem sucedido, com a presença de Deus. O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homem e uma mulher: “...unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne. Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” (Mateus 19:5-6).


O casamento não é invenção humana, foi estabelecida por Deus. Ele é testemunha dos nossos votos e está preparado para julgar a nossa desobediência. “Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade...” (Malaquias 2:4). Deus diz porque homem e mulher devem se casar. “Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.” (1 Coríntios 7:2). Para que haja felicidade no casamento não pode haver egoísmo. “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles” (Lucas 6:31).


DEVERES DO MARIDO:


O marido deve amar a sua esposa. “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem de águas, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” (Efésios 5:25-28). “Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.” (Colossenses 3:19).
O marido deve tratar sua esposa com respeito e honra. “Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para não sejam impedidas as vossas orações.” (1 Pedro 3:7).
Agradecer a Deus por sua esposa. “O que acha uma esposa acha o bem e alcançou a benevolência do Senhor.” (Provérbios 18:22).


DEVERES DA ESPOSA:


A esposa deve ser submissa ao marido. “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” (Efésios 5:22-24). Mas isso não significa que a mulher deve ser a única a submeter-se, no casamento ambos devem se submeter. “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (Efésios 5:21).
A mulher deve ser uma auxiliadora para o homem, porque foi para isso que foi feita. “Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.” (1 Coríntios 11:8-9).
A mulher tem que ser exemplo, para que a palavra de Deus seja respeitada. “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tito 2:4-5). “Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer.” (1 Timóteo 5:14).
Estar com seu marido até o fim de sua vida. “Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver...” (Romanos 7:2).


DEVERES DE AMBOS (Esposo e Esposa):


Para ter um bom casamento, devem ser resolvidas todas as diferenças imediatamente. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Efésios 4:26).
Fazer com que a relação melhore sempre no sentido de unidade e de entendimento um do outro. “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Efésios 4:2-3).
O casamento dever ser honrado e sem impurezas. “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará.” (Hebreus 13:4).
Seguir os mandamentos que protegem o casamento. “Não adulterarás... Não cobiçarás a mulher do teu próximo...” (Êxodo 20:14-17).
O relacionamento sexual é necessário na vida conjugal para que não sejamos tentados. “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (1 Coríntios 7:3-5).
Cuidar de sua família. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos de sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (1 Timóteo 5:8).
Respeitar um ao outro porque tudo vem de Deus. “Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.” (1 Coríntios 11:11-12).

4 comentários:

  1. É linda esta passagem da Bíblia!
    Vivo um casamento de jugo desigual a 24 anos, e acho muito importante pedirmos a Deus que grave tudo isso em nossos corações, é um desafio diário, mas se conseguirmos com que nossos maridos vejam Jesus em nós, é grande a chance de qu um dia ele queira este Deus maravilhoso!
    Que Deus nos ajude a capacite a todos!
    Um feliz dia das mães!
    Com amor
    Marly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente devemos ter consciência do quanto é necessário a presença de Deus em nossa vida, não só no casamento mas em todos os sentidos... Precisamos de Deus pra tudo nessa vida, e ainda bem que Ele tem graça e misericórdia para nos dar! Abraços!

      Excluir
  2. o casamento e para sempre o que DEUS uni o homem não separa.

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagen...Deus e maravilhoso <3

    ResponderExcluir