Páginas

A Jornada pelo Deserto

Na passagem de Êxodo 13:21-22, Deus diz que guiava o povo de Israel pelo deserto, desde a saída do Egito até a terra prometida. O importante neste contexto é conhecer a história daquele povo. O fato de Israel ter sido escolhido por Deus não os eximia do pecado, pelo contrário, o povo de Israel murmurou, teve sua fé abalada, desobedeceu às ordens de Deus...

Israel era um povo pecador. Será que Deus, quando prometeu a Abraão uma grande descendência, Israel, não sabia que aquele povo seria pecador e imperfeito?
Deus sabe que ninguém é perfeito. Na Bíblia diz que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23), além disso Ele não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos.

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, uma coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”. (Êxodo 13:21 e 22)


Deus fez grandes milagres para libertar o povo de Israel da escravidão: lançou as dez pragas no Egito, abriu o mar vermelho, tirou água da rocha e muitas outras maravilhas. Será que Deus não poderia, ao invés de deixar o povo caminhar pelo deserto durante quarenta anos, ter dado a terra prometida para seu povo sem tanta demora??? Por que o povo de Israel teve que fazer aquela jornada pelo deserto??? Enquanto o povo permaneceu no pecado, Deus não lhes permitiu que entrassem na terra prometida. Aquela jornada significou aprendizado. Enquanto o povo não estava preparado, Deus não os deixou entrar na terra prometida. É estranho saber e difícil entender por que Deus deixou o povo que amava tanto, passar por tal provação? Deus não queria maltratá-los, pelo contrário, o tempo todo revelou Sua figura paterna ensinando e disciplinando. Deus é amor e jamais desejaria mal a um filho, pois cada um de nós somos preciosos para Deus.

Apesar de Deus ter permitido que Israel passasse por aquela provação, em momento algum os abandonou. Nos momentos de fome, providenciou o maná; nos momentos de sede, tirou água da rocha. O povo caminhou durante quarenta anos no deserto com as mesmas roupas e as mesmas sandálias e não envelheceram e nem desgastaram. E o melhor de tudo era como os guiava!!! Na palavra diz: “O Senhor ia adiante deles durante o dia, numa coluna de nuvem... durante a noite, numa coluna de fogo”. A forma dessas colunas não poderia ser mais propícia!!! Todos sabem que em lugares de clima desértico, durante o dia faz um calor intenso e à noite um frio rigoroso. Durante o dia a coluna de nuvem lhes fazia sombra e à noite a de fogo iluminava e esquentava, ambas mostrando o caminho, deixando claro, mais uma vez, a figura de um Pai protetor. Deus não os abandonou, sempre estava ao lado de seu povo, pois as colunas nunca se apartaram do povo.

E assim é conosco, somos “o povo de Israel”, somos escolhidos do Senhor. Cada um tem a sua própria jornada e só estaremos aptos a alcançar nossas bênçãos depois de passarmos pelo nosso crescimento espiritual: disciplina, educação, amor... E assim como toda criança que cai para aprender a andar, teremos provações para alcançar vitória. Deus antes de abençoar os seus escolhidos, quer ter certeza que estão prontos para receber suas bênçãos. Somente quando você estiver preparado, Deus te deixará entrar na sua “terra prometida”, mas tenha certeza que enquanto você estiver na sua jornada atravessando o “seu deserto”, Ele não te abandonará, estará sempre ao seu lado, dando providência e suprindo as suas necessidades.


4 comentários:

  1. fico imensamente grato pois e mesmo assim que me encontro, no deserto, mas sinto DEUS me ajudando

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor,
    Maravilhosa a sua postagem sobre a saída de israel do Egito. Que Deus continue lhe abençoando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ótima reflexão!

    beijos,
    ps: tá rolando 2 sorteios no meu blog e te convido a participar!
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir