Páginas

Protestante não! Eu sou Cristão.

Muitas pessoas de hoje em dia costumam dizer que os Cristãos Evangélicos são “protestantes” e até mesmo alguns evangélicos se intitulam “protestante”. Vamos analisar isso um pouco melhor? Protestante é um termo que surgiu do Protestantismo. O Movimento de Reforma Protestante, apesar de ser um movimento de cunho religioso, teve como principal finalidade combater a autoridade arbitrária da igreja católica daquela época.

Naquele tempo, a igreja católica exercia um poder tirano, com a inquisição e tudo mais, que gerou descontentamento na população, então, o movimento protestante veio “protestar” contra aquilo que eles achavam injusto. Lembrando que essas informações sobre Reforma Protestante e até mesmo sobre o movimente de Contra Reforma da Igreja Católica, que foi uma resposta ao movimento protestante, são dados históricos. Você pode pesquisar o assunto e verá que o verdadeiro enfoque dos protestantes era o combate a igreja católica daquela época.

Agora, tendo definido o que é um protestante, podemos dizer que os Cristão Evangélicos de hoje NÃO SÃO PROTESTANTES, pois a principal finalidade dos Cristãos, de hoje, é pregar e seguir o Evangelho de Cristo e não combater a igreja católica. O termo “Evangélico” vem de “Evangelho” que significa: ‘boas novas’ e que também são assim chamados os primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia que falam sobre Jesus Cristo.

Precisamos ter em mente que ser Cristão Evangélico é ter a função de viver e pregar a mensagem de Jesus Cristo, mensagem de salvação, libertação, perdão... Cristo foi crucificado para nos dar uma oportunidade de salvação, essa é a verdadeira fé cristã.

Outro ponto importante, é que muitas pessoas, que têm essa mentalidade de protestantismo associado aos evangélicos, acreditam que a fé evangélica “nasceu” a partir do catolicismo, ou que a base evangélica vem de Lutero, mas isso não é verdade! Um ponto interessante que reafirma o fato de a fé cristã já existia bem antes do catolicismo, é que a religião católica foi criada no dia 27 de fevereiro de 380d.C., pelo imperador Romano Teodósio através do ‘Édito de Tessalônica’. Esse ‘Édito de Tessalônica’ é um documento pelo qual foi criada a religião católica em Roma e decretada esta religião como a oficial do império romano. Quando Cristo começou a pregar sua mensagem, o evangelho, e deixou os discípulos para continuar a pregação, a partir daí surgi a fé cristã, e é essa fé genuína que nós evangélicos devemos seguir. 

Então, se você é evangélico, você é semente da mensagem pregada por Jesus Cristo, por isso você é um Cristão Evangélico e não protestante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário